Número total de visualizações

quarta-feira, 12 de março de 2014

Tropas para a Républica Centro Africana

GNR já treina as tropas para a República Centro Africana

Os velhos armazéns e edifícios abandonados no Fogueteiro, Alcochete e Trafaria, são neste momento os "cenários de guerra" que a GNR está a utilizar para treinar os militares, que já selecionou, para integrar o pelotão que será destacado, no próximo mês, para a República Centro Africana (RCA).
Tratam-se de locais, com características urbanas, onde é possível simular as ações que estão definidas na missão de alto risco que vão assumir na capital, Bangui.
Ao que o DN apurou, a GNR pode aumentar para 27 o número de militares que vai destacar em vez dos 22 que de início estavam previstos. Todos os operacionais recrutados fazem parte da Unidade de Intervenção, a "elite" desta força de segurança e todos já tiveram experiência em cenários de guerra ou de conflito.
Esta notícia publicada no DN deixa-me surpreendido por duas razões principais; a primeira de caráter formal:  como é possível que já esteja definido um assunto de política externa e de defesa nacional quando as Forças Armadas e o povo português ainda não tenham conhecimento de nada, sobre o envio de tropas para um Teatro de Guerra no estrangeiro.
A segunda razão: porquê e como é que são enviados militares da GNR para um teatro de guerra quando Portugal possui umas Forças Armadas, que se preparam para atuarem nestes conflitos e sob a tutela de Organizações Internacionais de Defesa.
É no mínimo estranho para não dizer outra coisa! acrescem ainda as sobreposições de funções, de atividades e de missões, numa altura em que se anda a cortar em salários dos servidores do estado...parece-me absolutamente intolerável.
 
República Centro Africana (RCA) 








 

Sem comentários: