Número total de visualizações

terça-feira, 2 de agosto de 2016

Memória do Exército português disponível na Internet


Memória do Exército português disponível na Internet
O Arquivo Histórico Militar (AHM) procedeu à migração da plataforma aplicacional DigitArq para uma nova aplicação, o Archeevo4. Esta modernização e atualização de Software surgem num contexto de constante mudança tecnológica, para satisfazer diferentes tipos de público e associado a maiores e mais exigentes necessidades de informação.
É essencial que os Softwares de gestão de informação, para além do cumprimento de todo o conjunto normativo de descrição, de disponibilização e preservação dos objetos digitais, acrescentem mais-valias que respondam efetivamente às necessidades de quem trabalha em Back Office e às necessidades de informação dos seus utilizadores em Front Office nas suas pesquisas.
Esta nova versão do Software Archeevo4 acrescenta um conjunto de funcionalidades que se constituem uma mais-valia no controlo e acesso à informação. Na pesquisa, destacamos sobretudo a disponibilização de campos pré-definidos, ou seja, os mais usados pelos utilizadores, no caso do AHM são os boletins do CEP, a 1ª Divisão-Portugal e Campanhas na Europa e a 2ª Divisões – Colónias / Ultramar. O Archeevo4 é uma ferramenta imprescindível e fundamental para o acesso e recuperação da informação dos fundos do Arquivo Histórico Militar e para a disponibilização e divulgação da memória do Exército e de Portugal.
Arquivo Histórico Militar: http://arqhist.exercito.pt/
Projeto GERMIL: http://ahm-germil.exercito.pt/

Cunha Roberto
Subdiretor do Arquivo Histórico Militar

Sem comentários: